INOV
TÉCNICO
FAQTOS

Destaques

FAQtos sobre jovens e telemóveis

12.11.2015

O FAQtos publicou os resultados de 7 820 inquéritos realizados a estudantes do ensino secundário, sobre a utilização de telemóveis e questões relacionadas com as radiações eletromagnéticas emitidas por equipamentos domésticos.
Entre os anos letivos 2010/11 e 2014/15 o número de alunos que acede à internet e às redes sociais através do telemóvel passou de 35% para mais de 85%, , sendo que aplicações de messaging baseadas em dados móveis estão a ganhar terreno aos serviços de voz e SMS. No último ano, a média de SMSs enviadas por dia desceu de mais de 100 para 80, e o tempo médio diário passado em chamadas diminuiu 23%, nivelando-se nos 30 minutos/dia. De referir que, ainda em termos de utilização, 80% dos jovens indica usar o telemóvel para ouvir música/rádio.

No que respeita aos efeitos possíveis das radiações eletromagnéticas na saúde, objeto principal de estudo e esclarecimento do FAQtos, 45% dos jovens não demonstra preocupação; contudo, só 17% indicou algum tipo de esforço de pesquisa de informação sobre o tema.


Todos os resultados estão disponíveis na secção de faqtos técnicos do nosso portal.


Ver todos os destaques