Glossário FAQtos letra R

Radiação Ionizante

É um tipo de radiação eletromagnética cujos fotões têm energia suficiente para interagir com o material biológico e quebrar as ligações químicas entre as moléculas. Os raios X, por exemplo, com altas frequências e curtos comprimentos de onda são uma fonte de radiação ionizante.

Radiação Não-Ionizante

É um tipo de radiação cujos fotões não têm energia suficiente para quebrar as ligações químicas entre as moléculas. Por exemplo, as fontes de energia eletromagnética criadas pelo homem e que formam a maior parte da vida industrializada – a eletricidade, as micro-ondas e as radiofrequências – têm longos comprimentos de onda, baixas frequências e os seus fotões não têm energia suficiente para quebrar as ligações químicas. É por isso que se designam por fontes não ionizantes.

Radiofrequência

É a radiação que se encontra no espectro eletromagnético entre os 3 kHz e os 300 GHz. A principal aplicação da energia de radiofrequência é na área das telecomunicações.

Raios Gama

É o nome dado à radiação eletromagnética de alta energia que é emitida durante as reações nucleares ou a desintegração do material.

Raios X

É o nome dado à radiação eletromagnética com comprimentos de onda entre 0,001 e 10 nm, e que é produzida quando eletrões a alta velocidade atingem um alvo sólido. Encontram grande aplicação na Medicina.

Risco

Risco é probabilidade de uma pessoa sofrer danos de um dado perigo.

2020-07-23T14:04:52+00:00
Go to Top